7 melhores livros de gestão de pessoas para 2020

O mercado de trabalho muda o tempo todo. Novas tecnologias em paralelo com as gerações exigem dos gestores constantes atualizações, especialmente na área de Recursos Humanos. 

Podemos até nos sentir perdidos em meio a tantas novidades e processos no mercado! Afinal, como deixar a carreira atualizada frente a um tempo em que tudo acontece tão rápido?

Pensando nisso, preparamos uma lista com 7 livros sobre gestão de pessoas, com sugestões valiosas para ajudar você a acompanhar as transformações do mundo corporativo. Confira o resumo das publicações e escolha o seu próximo livro de cabeceira!

1. Liderando Mudanças, John Kotter

O processo de oito etapas de John Kotter para gerenciar mudanças com resultados positivos se tornou a base para líderes e organizações em todo o mundo e é mais necessário do que nunca.

Ao descrever os passos que toda organização deve seguir para atingir seus objetivos e ao identificar onde e como os melhores desempenhos atrapalham durante esse processo, o autor fornece um recurso prático para que você tome as iniciativas frente às mudanças.

Além disso, a obra apresenta um conjunto de ferramentas práticas sobre como abordar o trabalho difícil, porém crucial, de liderar as transformações em qualquer tipo de organização.

2. Como dizer? A arte de dar e receber feedback, Eliana Pita

Eliana Pita é a responsável por um dos livros sobre gestão de pessoas essenciais. A autora fala sobre um tema apontado como uma das alternativas para a formação de uma equipe de alto desempenho: a cultura do feedback.

No texto, é defendido a adoção deste recurso como uma forma de não prolongar os eventuais problemas e aumentar as probabilidades do trabalho ser bem desempenhado, garantindo que as expectativas dos gestores sejam atendidas.

Assim, Pita contribui por meio de valiosas dicas sobe como dar esse retorno de maneira positiva, aprimorando a atividade dos colaboradores dentro de uma empresa e reduzindo eventuais problemas com uma comunicação mais alinhada.

O objetivo aqui é justamente mostrar o feedback como uma ferramenta fundamental para o crescimento da organização, capaz de motivar as equipes a desempenhar suas funções com a mais alta performance.

3. HR on Purpose: Developing Deliberate People Passion, Steve Browne

Em seu livro, de tradução “O propósito no RH: Desenvolvendo a paixão por pessoas deliberadamente”, Browne compartilha exemplos e idéias da vida real, incentivando profissionais a repensar sua abordagem ao que fazem. 

Nas palavras do autor: “Quando você entra em um supermercado, é atraído pelas coisas que são colocadas para chamar sua atenção. As empresas pagam intencionalmente por um melhor espaço nas prateleiras, para que você analise as marcas deles na esperança de ter maior probabilidade de comprar seus produtos. Temos que fazer isso também no RH. Temos que ficar à vista de nossos colaboradores e tornar nossos produtos atraentes e acessíveis. ”

O livro é leitura obrigatória devido à perspectiva nova e inspiradora que é oferecida à gestão de pessoas. Com exemplos envolventes da vida real e um entusiasmo inegável, ele incentiva os leitores a sempre colocar os outros em primeiro lugar e a desenvolver uma “paixão pessoal” para melhorar o seu ofício.

4. Motivação nas Organizações, Cecília Whitaker

Você realmente sabe o que mantém seus colaboradores motivados? Se a resposta é não ou não tenho certeza, esse livro deve ser uma parada obrigatória — e urgente — para os seus momentos de leitura.

Isso porque a motivação dos colaboradores vale ouro para as organizações, uma vez que ela funciona como um impulso para que realizem as atividades desejadas pela empresa até alcançar os objetivos propostos.

O problema é que muitos acreditam que basta interferir no bolso do colaborador e a mágica motivadora acontece, o que é um equívoco. Nada no mundo corporativo é tão simples.

A obra de Cecília Whitaker aborda algo muito importante a respeito da motivação: ela é única e pessoal. Cada indivíduo tem desejos únicos. Por isso, traz algumas opções que podem trazer felicidade aos colaboradores e assim promover o engajamento. 

5. Bom chefe, mau chefe, Robert Sutton

Você monitora seus funcionários de uma maneira que pode ser considerada obsessiva? Você costuma culpar os colaboradores pelos problemas? As suas metas são reais? Você tem consciência de que ocupa uma posição em que é preciso se portar como exemplo?

Esse livro pode ajudá-lo. Especialmente porque “Bom chefe, mau chefe” é uma obra do professor da Universidade de Stanford, Robert Sutton, baseada em casos reais, fruto das reclamações de profissionais a respeito dos seus líderes e supervisores.

Os relatos se transformaram neste material que, diga-se de passagem, é um dos livros sobre gestão de pessoas mais divertidos da atualidade. O leitor aprende por meio de exemplos a como ser um bom chefe. O objetivo é refletir sobre o próprio comportamento. 

6. RH Data-Driven: Como usar analytics e métricas para impulsionar performance, Bernard Marr

Em seu livro, Marr revela as formas como os dados podem contribuir para o sucesso organizacional e assim gerar um melhor desempenho, otimização de processos e melhoria nas tomadas de decisão da área. A obra também incentiva profissionais a aproveitar de forma otimizada a grande quantidade de dados disponíveis.

Além disso, o autor ensina que os cenários estão mudando rapidamente e nosso mundo está se tornando mais inteligente a cada dia. Atualmente, quase tudo o que fazemos no trabalho pode ser medido, desde as ações diárias, felicidade e bem-estar dos funcionários, até operações comerciais mais amplas. Essa explosão significa que as equipes de RH têm na ponta dos dedos mais dados – e o potencial para mais insights – do que nunca.

O big data e a inteligência artificial estão mudando tudo na maneira como fazemos negócios – e isso inclui a contratação e o gerenciamento de pessoas. Este livro é um ótimo recurso para quem deseja abraçar a inovação por meio de dados e tecnologia. 

7. Agile People: A Radical Approach for HR & Managers (That Leads to Motivated Employees), Pia-Maria Thoren

Pia-Maria Thoren é a fundadora do movimento Agile People, que começou na Suécia em 2013. Ela é especializada em liderança ágeis e consultou algumas das maiores empresas internacionais da Suécia.

Em seu livro, Agile People: Uma abordagem radical para RH e gerentes (que leva a funcionários motivados), Thoren descreve maneiras pelas quais analistas e gestores podem adotar uma mentalidade flexível e fluida, criando uma estrutura e cultura projetadas para enfrentar desafios futuros. Ela também enfatiza que, para garantir que as equipes sejam motivadas e bem-sucedidas, é preciso sair da zona de conforto para se adaptar às novas formas de pensar.

A obra acaba sendo um guia para adotar a mentalidade ágil, ajudando a impulsionar mudanças culturais e se preparar para os desafios futuros da sua organização.

Os livros sobre gestão de pessoas são um ótimo recurso para manter conhecimentos atualizados e garantir dicas adequadas para uma atuação eficiente em recursos humanos. Fique atento aos lançamentos envolvendo o RH e aplique ensinamentos no dia a dia!