Como aplicar o endomarketing na sua empresa?

Quando uma empresa quer conquistar e fidelizar clientes externos, ela investe em marketing. Quando ela entende a importância de fazer o mesmo com os clientes internos – ou seja, os colaboradores –, ela passa a investir em endomarketing.

O capital humano é um dos ativos mais importantes na corrida pela competitividade. Um time engajado e comprometido é capaz de gerar resultados além do esperado. Muitas pessoas pensam que comemorar o aniversariante do mês e colocar recados na cozinha é o suficiente para uma estratégia de endomarketing bem-feita.

Sentimos por avisar que esse é um engano. O endomarketing é muito mais que isso! Para que você fique por dentro do assunto, este artigo revela:

  • conceito de endomarketing;

  • exemplos de ações de endomarketing no RH;

  • benefícios de sua aplicação;

  • aplicação do endomarketing nas empresas;

  • cases de sucesso de uma boa estratégia.

Preparado para saber mais sobre o assunto ? Então, vamos lá!

Conceito de endomarketing

O endomarketing, também chamado de marketing interno, é uma estratégia de marketing focada no capital humano de uma empresa. A base do endomarketing é o relacionamento. Quando uma organização decide estabelecer uma relação saudável com seus colaboradores, ela está melhorando sua imagem e facilitando a fidelização desse público com o negócio.

Quando o público interno foi fidelizado, significa que a companhia estabeleceu uma forte marca empregadora e alcançou a retenção de talentos, elementos cruciais para o sucesso em um mercado tão competitivo.

Exemplos de ações de endomarketing no RH

Partindo do princípio de que um dos objetivos do endomarketing é fazer com que os colaboradores se sintam parte da empresa, são exemplos de ações:

  • treinamentos e capacitações;

  • incentivos ao diálogo e à troca de experiências;

  • eventos corporativos voltados aos colaboradores;

  • valorização do desempenho individual e coletivo;

  • melhorias nos processos de comunicação interna.

Benefícios de sua aplicação

Quando a empresa investe em estratégias de endomarketing bem-elaboradas, ela solidifica seu negócio até mesmo nos cenários mais competitivos. Isso porque sua aplicação traz diversos benefícios. Merecem destaque:

  • a satisfação dos colaboradores com a empresa;

  • a redução da rotatividade;

  • a otimização da motivação;

  • as melhorias na qualidade de vida no trabalho e no clima organizacional.

Aplicação do endomarketing nas empresas

Geralmente, quem trabalha com gestão de pessoas costuma ser bastante criativo quando o assunto são ações voltadas para o público interno. Contudo, a criatividade não é garantia de que as ações serão um sucesso. É necessário respeitar o perfil do público interno e a cultura organizacional.

Para que você acerte no programa de endomarketing, separamos 4 dicas que prometem trazer mais eficiência na aplicação. Confira!

1. Atenda às expectativas da equipe

Uma vez que o endomarketing se baseia no relacionamento entre a empresa e o capital humano, é importante que haja confiança. A confiança é um dos elementos principais em qualquer relação de sucesso. Por isso, tome cuidado para que a empresa prometa apenas o que pode cumprir.

Se os programas de marketing interno vão envolver recompensas e bônus, tenha cuidado para atingir as expectativas. Por exemplo, se a empresa vai fazer um sorteio na festa de final de ano, não estimule a imaginação das equipes com anúncios grandiosos. Deixe nítido o que será sorteado, ou não fale nada. Deixe que as pessoas descubram no dia.

2. Respeite a cultura organizacional

Em síntese, a cultura organizacional de uma empresa significa o conjunto de valores, crenças, posicionamentos, objetivos e regras de conduta adotadas por essa organização. É de extrema importância que os colaboradores sejam envolvidos nessa atmosfera, e que as estratégias de endomarketing respeitem essa cultura.

As ações de marketing interno também servem para manter os profissionais integrados a esses princípios e contribuem para que se identifiquem com os propósitos da empresa. Despertar esse senso de pertencimento é fundamental para que o público interno compre essa proposta e coloque tudo isso em prática.

3. Descubra o que os colaboradores esperam da empresa

Se as estratégias de endomarketing são voltadas ao público interno, deixe que os próprios colaboradores revelem o que os mantêm motivados e engajados ao negócio. Pergunte, pesquise, converse, escute o que é declarado abertamente e saiba ouvir nas entrelinhas.

Você pode descobrir que as demandas do seu time são muito mais simples do que parece e acertar em cheio nas escolhas para um marketing interno de sucesso.

4. Meça os resultados

Como qualquer estratégia, os resultados promovidos pelo endomarketing também devem ser medidos. Só assim a empresa pode saber se está acertando nas escolhas e garantindo seus benefícios.

A avaliação também dá oportunidade para modificar o que não está dando certo antes de levar prejuízo. Ou seja, você pode achar que mandou bem organizando eventos periódicos para os colaboradores, mas, quando calcula os índices de turnover dos últimos 6 meses, vê que nada mudou.

Por isso, é muito importante aderir aos indicadores de desempenho na rotina da empresa. Em relação às estratégias voltadas para gestão de gente, as principais são:

  • nível de satisfação medido pelas pesquisas de clima;

  • taxa de absenteísmo;

  • nível de produtividade;

  • retorno sobre investimento (ROI).

Cases de sucesso de uma boa estratégia de marketing interno

Grandes empresas nos ensinam muito sobre criatividade e inovação na hora de planejar as estratégias de endomarketing.

A FIAT é um exemplo disso. Você sabia que a empresa permite que os colaboradores sejam os primeiros a fazer um test drive nos modelos que ainda serão lançados no mercado? Outro é a operadora de planos de saúde Golden Cross, que também foi além e já destinou mais de 750 mil reais para o marketing interno.

As propostas de premiação incluem compra e reforma da casa própria, eletrodomésticos e outros artigos para casa – tudo para bonificar os melhores vendedores da empresa. A empresa garante que teve uma melhora expressiva nos resultados com a ação.

Quando você cria estratégias de marketing, está vendendo o produto e os serviços da empresa. Quando investe em endomarketing, está vendendo as metas, os objetivos e a cultura organizacional para a equipe.