Seleção de Millenials

Desafios na seleção dos Millennials
Os famosos Millennials ou mais conhecidos como a geração Y, geração do milênio ou ainda a geração da internet é um conceito em Sociologia que indica o período dos nascidos após o início dos anos 80 e até final dos anos 90, em alguns casos sendo estendida até anos 2000.

Essa geração fez e ainda faz parte de um grande avanço tecnológico, prosperidade econômica e ambientes urbanizados. Foi a primeira verdadeiramente nascida no novo mundo tecnológico e não teve acesso a trabalhos braçais e repleta de facilidades materiais.

Como os gestores de RH podem desenvolver um processo de R&S para os Millennials?

Definir público alvo
Assim como nos demais processos de R & S é necessário entender os pré-requisitos essenciais para preencher as vagas. Através da definição do perfil é possível estabelecer uma estratégia de seleção mais assertiva.

Atrair os candidatos pelos valores da empresa
Ter conhecimento dos valores da empresa é essencial, desta forma é possível focar nos que mais se conectam com os Millennials. A Geração Y é muito ligada a propósitos e para isso eles precisam aderir a missão da empresa.

Adequar as formas de comunicação aos Millennials
O recrutador pode solicitar ajuda da equipe de marketing e deve buscar canais adequados a esse público, exemplo é o canal especializado MyTrainee. Os millennials buscam equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

Agora, a seleção na prática
É fundamental definir as etapas da seleção, com prazos curtos para melhor gerenciamento da ansiedade dos jovens, característica típica dessa geração. Também é importante mantê-los informados de cada fase.

Experiência do candidato é fator determinante
Experiência se refere ao conjunto de interações que o candidato tem com a empresa durante o processo de seleção. Por estarmos na era do compartilhamento de informações experiências negativas podem afetar toda a marca. Assim como experiências positivas podem ser amplamente ressaltadas.

Texto por Tassia Coppini - RHF Talentos Medianeira