Por que você merece ser contratado?

Por que você merece ser contratado? Certamente você já ouviu essa pergunta antes.

A procura por uma oportunidade está cada vez maior, os índices de desempregos são altos, mas infelizmente, também é alto o número de candidatos que não possuem as qualificações necessárias para ocupar a vaga. Qualificações estas que não dizem respeito apenas aos conhecimentos técnicos e específicos, e sim em relação a comportamentos.

São eles, que muitas vezes, impedem as pessoas de conquistar o que desejam. É normal que em um processo seletivo, uma entrevista ou dinâmica de grupo, o candidato sinta algum desconforto ou insegurança, mas ainda assim deve prevalecer o autocontrole e a noção de si mesmo para superar esses sentimentos e conseguir se apresentar devidamente, dando a oportunidade aos avaliadores de conhecerem o seu perfil, habilidades, experiências e assim mostrando o porquê ele merece ser contratado.

É por isso que deixo aqui um pedido: Invista no seu desenvolvimento pessoal e profissional! Hoje em dia, com a tecnologia ao nosso redor, desenvolver o nosso potencial não é mais um problema. Há uma infinidade de sites que disponibilizam cursos (inclusive gratuitos), palestras, vídeos, notícias, atualidades.

Estude, esteja atualizado, especialize-se na sua área de atuação, conheça as novidades do seu mercado de trabalho. Seja o melhor profissional da sua área! Leia livros, aperfeiçoe seu vocabulário e sua oratória. Além disso, busque autoconhecimento, saiba falar sobre suas características, seus pontos fortes, pontos a desenvolver. Trabalhe sua autoconfiança e autoestima. Ficou nervoso, deu branco? Respire, tranquilize-se, organize seus pensamentos e continue, confie em você e saiba antes de qualquer outra pessoa os motivos pelos quais você merece ser contratado!

Procure dicas de como se portar nas entrevistas, saiba quais são as vestimentas apropriadas, tenha em mãos um currículo bem elaborado e atualizado, seja pontual. Leia o artigo sobre o aperto de mão, ele também diz muito sobre você. Tenha a real percepção de si mesmo, sobre a sua postura, linguagem corporal, sobre o seu tom de voz.

Tenha iniciativa, seja curioso, conheça pessoas, cultive bons relacionamentos interpessoais.
Cuide também dos seus pensamentos, pois aonde quer que eles estejam, é lá que você estará.
Esteja preparado!

Por Thaís Alencar - RHF Talentos Unidade Mogi das Cruzes