O mundo 4.0

Bem vindos ao Mundo 4.0

Você já percebeu o quanto se fala em 4.0 ? É Indústria 4.0, Marketing 4.0, RH 4.0

É a nova revolução industrial, a Indústria 4.0 é o encontro entre as tecnologias da operação e da informação. É a transformação do modo como os bens de consumo são produzidos e sua relação com o consumidor.

Ainda no que tange a Indústria 4.0 as tecnologias que viabilizam esse modelo são: Internet das Coisas (IOT sigla em inglês), robótica, nuvem (cloud), impressão 3D, realidade aumentada entre outros.  O lançamento de novos produtos ocorre com uma rapidez nunca visto anteriormente, devido a maior flexibilidade nas linhas de produção, alta tecnologia e mais eficiência dos recursos naturais e energéticos.

Neste contexto, com maior automatização e otimização de processos os profissionais também precisarão se adaptar.

Novas tecnologias e novos comportamento dos consumidores requerem também mudanças na forma de comunicação, e com ela uma revolução digital, obrigando o marketing a se reestruturar. Marketing 4.0 é um conceito desenvolvido por Philip Kotler, um dos mais importantes teóricos da Administração Moderna.

O Marketing 3.0 é focado no ser humano e a versão 4.0 entende que as empresas devem continuar focando no ser humano, mas este precisa agora ser entendido dentro do novo contexto das transformações tecnológicas.

O RH precisa acompanhar essa revolução tecnológica da sociedade e assim nasce a RH 4.0, trazendo automatização de processos e funções. Isso agrega valor estratégico aos profissionais, que podem focar no bem-estar dos colaboradores, no clima organizacional e em resultados melhores para a empresa.

Com a dinamicidade devido as novidades tecnológicas, as mudanças e transformações acontecem num piscar de olhos, e isso exige da empresa um olhar estratégico para uma boa tomada de decisões.

As tarefas mecânicas e repetitivas do RH, como algumas questões da folha de pagamento ou de encargos trabalhistas devem ser delegadas à programação de recursos por meio de um software de gestão.

Desta forma o RH se torna peça-chave para avaliar, monitorar e propor melhorias para a empresa. Tudo porque estamos no contexto da revolução 4.0 e todos estamos sendo envolvidos nessa revolução, querendo ou não.

 Tassia Copini - RHF Talentos Medianeira