Conheça 4 pilares da gestão de pessoas

A gestão de pessoas exerce um papel fundamental dentro de qualquer organização. É por meio dela que é fortalecido o engajamento entre funcionário e empresa, garantindo que o capital humano esteja sempre motivado, em desenvolvimento e alinhado às visões e objetivos da corporação.

Conhecer os principais pilares da gestão de pessoas é importante para a criação de ações estratégicas nesse sentido — e é importante destacar que cada vez mais empresas vêm percebendo a importância de pensar nos colaboradores como peças-chave para seu funcionamento, preocupando-se, assim, com o seu bem-estar, qualidade de vida e saúde.

1. Treinamento e desenvolvimento
Investir no desenvolvimento dos times de trabalho — por meio de treinamentos, workshops e demais ações que estimulem à busca ao aprendizado contínuo — é, também, investir no crescimento da empresa. Isso porque, por mais que o negócio apresente um produto ou solução eficiente, serão sempre as pessoas as responsáveis por manter a engrenagem da organização funcionando. Nesse sentido, quanto mais capacitadas elas forem, melhores serão as entregas, tanto em produtividade quanto em qualidade.

2. Motivação
Acima, tocamos em um aspecto fundamental para todo negócio: a produtividade das equipes. O principal segredo para mantê-la sempre em níveis satisfatórios é justamente a motivação. Sem ela, dificilmente o colaborador terá motivos para dar o seu melhor. Afinal, por que ele vestirá a camisa do time e cumprirá com suas funções com excelência quando não há incentivo, muito menos uma valorização de seus esforços?

Aqui, é importante que as empresas saibam agir de forma estratégica, não só reconhecendo o trabalho de seus funcionários e dando feedbacks constantes, como também oferecendo a eles um programa de benefícios corporativos atraentes.

3. Trabalho em equipe
Toda empresa é uma estrutura que, para funcionar, deve contar com um objetivo comum para todos. Mesmo que a organização conte com inúmeros setores, não faz sentido se o trabalho entre eles for completamente independente, com os seus próprios objetivos e sem ligação com os demais. Por isso, um dos mais importantes pilares da gestão de pessoas é a promoção do trabalho em equipe.

4. Comunicação
Para que todos os pilares que citamos até então, de fato, tragam resultados, é essencial que seja implementada uma comunicação clara e integrada na empresa — ou seja, não só entre os gestores ou funcionários de um mesmo setor, mas envolvendo todos os segmentos do negócio.

Para isso, a gestão de pessoas deve buscar sempre incentivar o diálogo, quebrando as “barreiras” hierárquicas (facilitando o acesso aos líderes) e mantendo uma transparência nas informações, de forma que elas estejam sempre disponíveis para todos.

Colocar esses 4 principais pilares da gestão de pessoas em prática, sobretudo oferecendo ferramentas que colaborem com a sua saúde e bem-estar, é um grande diferencial competitivo. Traz resultados como atração e retenção de talentos, maior produtividade e, consequentemente, mais lucro.